quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estagiário

Quem um dia não teve a experiência do primeiro estágio? O primeiro trabalho no mundo executivo? Na altura dos meus 41 anos finalmente consegui entender o que realmente é ser um estagiário. Havia esquecido de minhas experiências como um. Conceitos próximos a zero, testosterona a mil e prontos para conquistar o mundo.

Cheguei mais cedo ao escritório, gosto assim, preparo um café adiciono um Marlboro. Com o cérebro devidamente alinhado começo a planejar meu dia de trabalho. A campainha toda. Olho para o relógio, 8:05 da manha! Quem é o fariseu que veio perturbar minha paz celestial matinal? Abro a porta e lá esta ele: o estagiário!

- Annhhh! Eu não tinha certeza do horário por isso cheguei mais cedo.

Com uma cara de que não pilota uma lamina de barbear diariamente diz um tímido e quase inaudível bom dia. Com quase o dobro de sua altura digo sonoramente que o jurídico só irá chegar as nove e acrescento que a política da empresa determina terno e gravata. Encarando seu algoz e tomado de uma coragem súbita confessa que não tinha conseguido dar o nó. Admirado com sua coragem tiro minha própria gravata e ofereço ao rapaz uma aula completa de como dar um nó perfeito. Explicações simples, nó pequeno igual a office boy, nó grande Diretor. Quanto maior o nó, melhor! Compenetrado treina exaustivamente.

Finda a aula recolho minha gravata. Ofereço um café. Adoçante? Açúcar? Açúcar diz ele. Dou uma bufada silenciosa de ogro. Espere só até ter a minha idade, vai colocar adoçante até na salada.

O jurídico chega e volto aos meus numéricos afazeres. Esqueço um pouco dele, apenas o vejo indo e vindo pelo corredor em passos acelerados.

Uma semana se passa.

Encontro o jurídico no corredor com o semblante irado. Não dará tempo diz. Como assim? O estagiário está rua e não conseguirá fazer tudo até final do dia. A tarde caminha tensa, mas o problema é resolvido.

Termina o dia e a única coisa que falta é esperar o estagiário voltar de sua jornada pela metrópole paulistana. Entre uma conversa e outra com o jurídico percebi que não nasci sabendo os conceitos operacionais de trabalho que hoje tenho e, acredito que são o marco zero para qualquer tipo de função. Um dia tive que aprende-los. Um dia fui um estagiário.

Ele chega, cansado, assustado, mas com um sorriso no rosto. Tenho certeza que fez o melhor que podia. Fecho o escritório, me despeço e vou embora.

Com a primeira garfada de pizza a meio caminho da boca toca o celular da empresa. Era o estagiário, tinha esquecido de devolver o telefone corporativo que tinha levado em sua maratona pela cidade. Estava a dois quilômetros de distancia, mas era para eu não me preocupar que voltaria correndo para devolver o telefone.

Admirável. Olho para a pizza e levanto da mesa, digo para não se preocupar que em cinco minutos estarei lá de carro para pegar o telefone.

Um estagiário é uma força bruta da natureza, como um diamante, sua beleza dependerá do profissional que o lapidar.

Um comentário:

Rita disse...

Vc escreve muito bem, seu texto flui e nos prende na leitura.