quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fim de ano...

Hoje acordei com uma frase martelando minha cabeça: “Nunca comece um jogo que não pode ganhar

De onde surgiram frases de efeito que escutamos a toda hora? De intelectuais pensantes afundados em livros ou ébrios afundados em seu torpor etílico?

Passei minha vida inteira parafraseando outros, decisão fim de 2010: vou criar minhas próprias frases.

A palavra da moda em voga é pró-atividade. O que realmente significa isso? Hoje em dia todos dizem em qualquer situação que são indivíduos pró-ativos, ninguém mais questiona o real significado disto. No contexto de hoje um cão de guarda é o ser mais pró-ativo que conheço, morde qualquer infeliz que cruzar seu caminho.

Que tal essa, - foco -, também é ótima para ser usada em todas as ocasiões, “tenho foco em tudo que faço”, “precisamos de foco para terminar o serviço”. Terrível, o próprio significado da palavra já expõe o problema, qualquer situação focada torna todo o resto “desfocado”, “fora do foco” isto é: irrelevante. Bela forma de definir egoísmo.

Outra frase moderna que já não agüento mais ouvir é: estou correndo!!! Para onde? Por acaso virou maratonista? Quando encontro alguém em situações inesperadas já não pergunto como vai. A resposta será a mesma: fora à correria, tudo bem.

Hoje ninguém mais dimensiona as coisas que falam.

No fim deste ano escutei uma que me fez parar para pensar: você é bem sucedido? Diretamente do gestor do escritório onde trabalho no meio de uma reunião. Finalmente uma pergunta relevante com direito a milhares de respostas seja em um ambiente corporativo ou uma mesa de bar. Sem titubear disse que sim, sou bem sucedido.

Horas depois me pus a pensar no significado de minha resposta. O que é ser bem sucedido? Dinheiro? Carreira? Filhos? Sucesso? A resposta mais simples seria um pouco de todos.

Mas não é tão simples assim.

Em minhas divagações noturnas embaladas a café e nicotina, tive um estalo mental.

Ser bem sucedido é poder retribuir o que se consegue: de nada adianta acumular poder, dinheiro ou conhecimento, se não compartilhá-los, irá morrer abraçado com todos eles.

Um comentário:

Rita disse...

Sim, a velha solidariedade, tão falada e pouco exercida.