terça-feira, 14 de abril de 2009

Crise!!!

Crise, é a palavra que mais se escuta ultimamente, estamos em crise, o Brasil está em crise, o mundo está em crise, o universo.......

Não escuto mais reclamações de sogras, chefes chatos, filas em banco, transito caótico. Crise é a palavra da moda.

Como economista não nego que o mundo passa por uma retração de consumo, ajustes em mercados especulatórios, bolsas de valores em quedas vertiginosas buscando uma forma de regular ações inflacionadas. Mas um dos fatores mais graves em uma crise global é a histeria popular fortemente alimentada pela ação da mídia.

O consumidor, em crise, não gasta, esta com medo da crise.

O empresário, em crise, não investe, morre de medo da crise.

O governo, em crise, abaixa alíquotas para incentivar o consumo, arrecada menos e, com medo da crise, não investe.

O poupador, em crise, vende suas ações e coloca tudo na poupança. Conseqüentemente as ações caem, empresas com ações na bolsa sofrem queda, culpam a crise e, para ajustar as finanças, demitem.

O demitido esta em crise, não gasta, precisa recuperar o emprego o mais rápido possível, faz qualquer negócio a qualquer preço: “é a crise”, argumenta.

A dona de casa, em absoluta crise, reutiliza o óleo de fritura vinte vezes até virar graxa.

E por aí vai.......

Claro, a economia não funciona desta forma simplista, mas torna-se lugar comum reclamar e culpar qualquer situação pela crise. Ações são tomadas sem medir conseqüências sempre respaldadas pelo mesmo motivo.

Não podemos esquecer que historicamente a economia global funciona em ciclos, crash em 1929, petróleo no fim da década de 70, mas sempre após um período destes vivenciamos uma aceleração econômica junto com surgimento de novas idéias e projetos.

Encontrei um amigo meu na fila do banco, parecia cansado, espirrava a todo o momento, perguntei o que havia, me respondeu com pesar: Crise meu caro, estamos em crise.... e eu achando que era um resfriado!!!

Eu não estou em crise, foi uma decisão que tomei há meses atrás, oportunidades aparecem a todo o momento, trabalho não falta. Criatividade e inovação. Excelente binômio para os próximos tempos.

Cito Leonardo Boff "A crise representa purificação e oportunidade de crescimento"

Cito também Jô Soares “Se existe tanta crise é porque deve ser um bom negócio!!!”

Um comentário:

RogerS disse...

Sensacional.Consegues expor em poucas linhas aquilo que tento explicar para alguns amigos "não
existe isto...a coisa toda é uma jogada".
Formadores de opinião sentam-se e decidem nossas vidas e o futuro.Ainda bem que quem procura acha opiniões claras e esclarecedoras da realidade.