domingo, 24 de janeiro de 2010

Divagações

Hoje acordei com uma frase martelando minha cabeça: “A Fé move montanhas”. Provavelmente estavam certos. Na época da criação desta frase não havia outra forma de movimentar milhares de toneladas de terra. Hoje qualquer empreiteira, 50 kg de dinamite e meia dúzia de caminhões fazem o serviço. Mesmo assim só a fé não resolve mais. Ficar sentado olhando para a parede esperando que a fé resolva tudo já é coisa do passado.

De onde surgiram estas frases? De um intelectual pensante afundado em livros ou um ébrio partindo para seu terceiro uísque?

Passei minha vida inteira parafraseando outros, decisão 2009: vou criar minhas próprias frases.

A palavra da moda em voga é pró-atividade. O que realmente significa isso? Hoje em dia todos dizem em qualquer situação que são indivíduos pró-ativos, ninguém mais questiona o real significado disto. No contexto de hoje um cão de guarda é o ser mais pró ativo que conheço, morde qualquer infeliz que cruzar seu caminho.

Que tal essa, - foco -, também é ótima para ser usada em todas as ocasiões, “tenho foco em tudo que faço”, “precisamos de foco para terminar o serviço”. Terrível, o próprio significado da palavra já expõe o problema, qualquer situação focada torna todo o resto “desfocado”, “fora do foco” isto é: irrelevante. Bela forma de definir egoísmo.

Outra frase moderna que já não agüento mais ouvir é: estou correndo!!! Para onde? Por acaso virou maratonista? Quando encontro alguém em situações inesperadas já não pergunto como vai. A resposta será a mesma: fora à correria, tudo bem.

Hoje ninguém mais dimensiona as coisas que falam.

No fim deste ano passado escutei uma que me fez parar para pensar: você é bem sucedido? Diretamente do gestor do escritório onde trabalho no meio de uma reunião. Finalmente uma pergunta relevante com direito a milhares de respostas seja em um ambiente corporativo ou uma mesa de bar. Sem titubear disse que sim, sou bem sucedido.

Horas depois me pus a pensar no significado de minha resposta. O que é ser bem sucedido? Dinheiro? Carreira? Filhos? Sucesso? A resposta mais simples seria um pouco de todos.

Mas não é tão simples assim.

Em minhas divagações noturnas embaladas a café e nicotina tive um estalo mental;

Ser bem sucedido é poder retribuir o que se consegue: de nada adianta acumular poder, dinheiro ou conhecimento, se não compartilha-los irá morrer abraçado com todos eles.

Nenhum comentário: